Seguidores

09 setembro, 2022

Campanha Setembro Amarelo – A vida é a melhor escolha

 


Em 2022, completa-se oito anos desde que a chegada do mês de setembro passou a ser acompanhada por um laço amarelo. A campanha de conscientização do combate ao suicídio atua no Brasil desde 2014, e mostra-se cada vez mais necessária e eficaz em um país que, até hoje, ainda enfrenta preconceitos quando se trata de saúde mental. 

Os pensamentos suicidas podem, infelizmente, se manifestar em qualquer pessoa e em qualquer período da vida. Diversos fatores podem servir de gatilhos, e não cabe a ninguém julgá-los ou medi-los. Nós, humanos, somos seres muito emotivos, e isso é uma das principais razões que nos fazem tão especiais. Portanto, momentos sensíveis e que expõem vulnerabilidade não devem, em hipótese alguma, ser motivo de vergonha ou culpa. 

Quando a carga emocional pesa demais, o ato de reconhecer a necessidade de ajuda e ir atrás dela é extremamente corajoso. Não conseguimos lidar com tudo sozinhos, e nem devemos. Estender a mão para o próximo em momentos difíceis é um ato de amor e solidariedade, seja por sofrimento físico ou psicológico. Cada pessoa, à sua maneira, faz diferença no mundo, e a atitude de escolher a vida é sempre o melhor caminho, por mais que isso nem sempre esteja claro.

ANAVIQ e o Setembro Amarelo

Como dito anteriormente, diversas causas podem influenciar ou desencadear em ideações suicidas. Muitas vezes, o sofrimento psicológico nasce por conta de um sofrimento físico: e a ANAVIQ entende bem disso. 

Vítimas de queimaduras lidam com mais do que sequelas no corpo. Além de se readaptarem a uma nova realidade física, a mente também precisa processar e se readaptar com os eventos traumáticos e a aceitação das cicatrizes. Essa tarefa é complexa e pode exigir muito de cada um, e infelizmente nem todos conseguem suportar a carga, o que é algo completamente compreensível. Afinal de contas, ninguém está preparado para essas situações. A vida não vem com um manual de instruções para suas adversidades, não é mesmo? 

Desse modo, é muito válido enfatizar novamente: Não há problema em estar vulnerável. Não há problema em pedir ajuda. Não é justo com nós mesmos nos deixarmos sofrer sozinhos. Sua vida é importante, assim como a minha, assim como a do próximo. Não deixe de escolher ela. Você não está sozinho nessa luta.

O ipê amarelo

Para finalizar, faço a analogia do mês de combate ao suicídio com o ipê amarelo. Essa árvore, ao contrário de muitas na natureza, floresce nos dias mais cinzas do inverno, um pouco depois de perder todas as suas folhas. É essa característica singular que indica algo muito belo: logo, haverá a chegada da primavera. Inclusive, os ipês florescem justamente no mês de setembro. Percebeu a relação?

Em momentos de escuridão e desamparo, façamos como o ipê: que sejamos capazes de suportar o frio e aguardemos a promessa de que dias melhores virão. Que nós possamos ter forças para escolher o caminho da vida, porque ela sempre será a melhor opção. 


Dia 10 de setembro é o dia de combate ao suicídio, mas a nossa luta prevalece o ano todo. Caso precise de ajuda, não hesite em entrar em contato com Centro de Valorização da Vida (CVV): ligue 188 ou acesse o site https://www.cvv.org.br/

A ANAVIQ apoia essa causa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Setembro Amarelo – A vida é a melhor escolha

  Em 2022, completa-se oito anos desde que a chegada do mês de setembro passou a ser acompanhada por um laço amarelo. A campanha de conscien...